Autoridades de Campo Verde, representantes do poder público e privado, das forças de segurança, da sociedade civil organizada debateram e aprovaram na última semana o plano de contingência elaborado pela Defesa Civil Municipal através da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública. A reunião ocorreu na sexta-feira (3), no auditório do Paço Municipal.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Campo Verde, Soely Miranda, o principal objetivo do plano de contingência é preparar o município para situações de risco, como enchentes, queimadas e demais desastres naturais. Entre os assuntos abordados estão o mapeamento de áreas de risco, a resposta em caso de desastres, os recursos disponíveis e os responsáveis pela atuação em cada cenário de risco elencado.
“É importante levantar os prováveis cenários de riscos, os agentes que podem colaborar em determinada situação e quais os equipamentos temos à disposição. Hoje já temos esse levantamento, mas a população pode também nos ajudar. O setor público dá o suporte para trazer respostas mais rápidas para a população”, explica Soely. O documento aponta prováveis cenários de risco no município: locais com risco de deslizamento, transporte de produtos perigosos e incêndios florestais.
O secretário municipal de apoio à Segurança Pública, Francisco Siqueira Sampaio, destacou também que a comunidade pode ajudar levando as demandas às autoridades e conhecendo mais de perto o trabalho que vem sendo feito. “Toda a população pode minimizar os riscos. Desta forma, preservando vidas e também a estrutura da nossa cidade. O plano de contingência vem com o objetivo de entregar ações eficazes, unindo todos os envolvidos”.
No próximo dia 15/10, o plano será apresentado ao Conselho Municipal de Defesa Civil e posteriormente será realizada uma audiência pública para apresentação e entrega do Plano de Contingência ao gestor municipal e demais autoridades.